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5 motivos para focar em apps de mensagens em 2019


As pessoas estão postando menos publicamente e compartilhando mais de forma privada, através das mensagens. É o que apresenta o Global Digital Overview 2019 desenvolvidos pelo Hootsuite e We Are Social.

A imagem abaixo mostra como os usuários globais da internet estão engajando no digital. O resultado apresenta que 98% visitou ou usou uma rede social ou serviço de mensagem e 83% engajou nas mídias sociais.

O fato é que os consumidores de hoje estão exigindo maneiras mais fáceis, convenientes e eficientes de engajar com suas marcas favoritas.

“Os consumidores não querem mais canais de publicidade. Marcas inteligentes estão usando aplicativos de mensagens para mais conversas de alto valor”. Hootsuite 2019 social trends survey

Segundo pesquisa, 46% das marcas já implementaram aplicativos de mensagens ou estão planejando fazer nos próximos 12 meses.

Trago aqui alguns dados, baseado em pesquisas recentes que confirmam esse panorama e também os motivos para você incluir os apps de mensagem em sua estratégia de marketing neste ano:

1. As pessoas já estão gastando mais e mais tempo em aplicativos de mensagens

Os dados do Global Report de 2019, mostram que os apps de mensagens mais usados são WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat.

As estatísticas mostram a crescente popularidade dos aplicativos de mensagens sociais para fins comerciais. Como as pessoas gastam mais tempo trocando mensagens entre si, faz sentido a marca estar onde seus clientes potenciais estão. Você já está captando o contato de telefone dos seus leads e construindo a sua base de contatos do messenger?

2. As pessoas querem respostas rápidas

Os consumidores desejam um atendimento eficiente, em tempo integral e uma comunicação rápida. Uma tendência que vem ao encontro disso, é a comunicação por voz: mais de 2 bilhões de minutos de chamadas de voz e vídeo são feitas todos os dias no WhatsApp*. Não é à toa que o Direct do Instagram também lançou o envio de mensagens de voz no fim do ano passado. A popularidade da função se dá por ser uma comunicação mais rápida do que uma chamada e mais humana do que uma mensagem de texto.

3. O privado ajuda a reconstruir a confiança

Nos EUA e Reino Unido, a pesquisa do GlobalWebIndex e WeAreSocial mostra que três de cinco usuários em ambos os países preferem se conectar por meio de um canal privado, em vez de plataformas de mídia social. 48% dos entrevistados disseram que o motivo de postar menos publicamente é que no privado se sentem confortáveis ​​o suficiente para serem eles mesmos.

“Conversar diretamente com a empresa por mensagem, os ajuda a se sentir mais confiantes sobre a marca”.

Para aumentar a confiança das pessoas, as marcas estão concentrando seus esforços no engajamento transparente e de qualidade. Desenvolver um diálogo íntimo e significativo com grupos de público menores e mais valiosos é uma ótima estratégia e algo que vem sendo muito utilizado para vendas de consultorias, cursos e serviços, por exemplo. 
Aposte em construir comunidades, como Grupos de WhatsApp ou grupos fechados no Facebook, elas são uma maneira orgânica de criar e aquecer uma audiência que é só sua.

4. Atendimento (e venda) personalizada

Transformar suas mídias sociais em panfletos de supermercado para vender seus produtos e serviços não está com nada. Quando você fala com todo mundo, você não fala com ninguém. O segredo está em apostar nas mensagens privadas, criar conteúdos que levem seus prospects para o direct onde você pode oferecer um atendimento personalizado.

Segundo social trends surey do Hootsuite, a chave para isso está na personalização.

Os clientes estão exigindo experiências sociais de um pra um. No inbox você tem um meio muito mais transparente para quebrar possíveis objeções, tirar dúvidas e oferecer formas de pagamento personalizadas, por exemplo. Sempre claro, procurando fazer isso de forma não invasiva.

Até 2020, o cuidado com o cliente vai substituir preço e produto como a principal forma de diferenciar um negócio no mundo*.

5. Automatizar

E se você tem um volume muito grande de atendimento? Tem solução também! Os bots são uma maneira de escalar seus esforços de atendimento. Embora eles não possam substituir uma experiência em pessoa, eles são extremamente eficazes para responder a perguntas simples e ajudar com mais trocas transacionais. Isso libera tempo para você se concentrar nas necessidades mais complexas dos clientes. Busque ferramentas como ManyChat, Chatfuel ou Conversable. (Lembre-se de ter em mente os prós e contras dos bots de mensagens.)

Conclusão

O que está claro é que o engajamento nas mídias sociais está mudando, e isso representa tanto uma oportunidade quanto um desafio para as marcas. À medida que as plataformas de mídia sociais públicas preenchem cada vez mais o papel das fontes de consumo de conteúdo, é nas plataformas de mensagens privadas onde estão as conversas, recomendações e claro, as vendas.

De acordo com o Global Digital Overview 2019, recuar para espaços privados é uma tendência que já está muito presente atualmente:

“Para escapar do feed de notícias barulhento, os consumidores migraram para espaços digitais privados, como os stories, grupos no Facebook e aplicativos de mensagens. As marcas correm o risco de serem ignoradas se não entregarem conteúdo personalizados que se conectem em um nível humano, enquanto não param de seguir as pessoas com anúncios”.

Você tem utilizado desse potencial?



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